terça-feira, 29 de setembro de 2015

3º Aparte reunirá alguns dos principais intérpretes gaúchos

Festival terá grandes atrações musicais do nativismo


O Aparte da Canção Nativa, em sua terceira edição, levará ao palco do CTG José Bonifácio Gomes na próxima sexta-feira (2/10) alguns dos principais intérpretes da música campeira do Rio Grande do Sul, que defenderão as 12 composições concorrentes. O evento, que transcorre dentro da programação da 65ª Feira Agropecuária de Cachoeira do Sul (Feapec) é realizado pelo Sindicato Rural de Cachoeira do Sul, CTG José Bonifácio e Núcleo Cachoeirense de Compositores Nativistas (NCCN) e volta a acontecer após 25 anos desde sua sua segunda edição.
Entre os grandes intérpretes estão Guto Teixeira, Raineri Spohr, Volmir Coelho, Cristiano Fantinel, Quarteto Coração de Potro, Ricardo Bergha, Flávio Hanssen, Robson Garcia, Felipe Corrêa, Juliano Moreno, Marcelo Oliveira, Ita Cunha, Matheus Leal, Clênio Bibiano. Para completar, o show de intervalo será do gaiteiro e cantor Leonel Gomez, consagrado no cenário nativista. E no júri ainda estará o cantor uruguaio Manuel Oribe Fernandez Alvez, o Manolo. A abertura terá o espetáculo instrumental do violonista Felipe Radünz, neto do criador do Aparte, Elêm Cavalheiro Bartmann, e artistas convidados.

O patrão do CTG, César Sena, afirma que a presença de grandes nomes disputando o certame musical cachoeirense é um grande passo e a demonstração de que o festival retornou com a credibilidade que sempre teve. "O Aparte marcou uma época, ainda é uma referência na afirmação da música campeira no Rio Grande do Sul e tivemos perto de 600 composições inscritas, ou seja, o conjunto da produção cultural e artística gaúcha tem confiança nos promotores e no evento", expressa.

Daniel Leite, coordenador-geral, assegura que também o corpo de jurados formado por compositores reconhecidos em suas artes, colabora para estabelecer um perfil importante e campeiro ao festival. Segundo ele, as 12 composições serão defendidas por nomes premiados nos principais eventos do gênero, e algumas revelações, como é o caso do cachoeirense Felipe Corrêa.

O outro coordenador do evento, Cleiton Evandro dos Santos, secretário-geral do NCCN, assegura que essa credibilidade, chancelada por entidades reconhecidas dentro da sociedade local, garantiu o patrocínio necessário para a realização do festival. "Há muita seriedade no trato destes recursos e buscamos viabilizar o Aparte com qualidade artística e musical, conteúdo poético que agregue conhecimento e formação histórica, cultural e social, sem, contudo, que isso represente alto custo, especialmente em um período no qual a conjuntura econômica do País, do Estado e do Município enfrenta grandes desafios econômicos", frisa. 

Para os promotores, a realização do Aparte conjuntamente com a Feapec dá a exata dimensão da representatividade das diversas formas de expressão do campo. "Unimos a importância social, econômica e ambiental da atividade agrossilvopastoril à relevância cultural do campo para Cachoeira do Sul, sua região, o Estado e o País. O campo é que forjou nossa identidade gaúcha, nossos hábitos e nossa tradição estreitamente ligados à pecuária. O Aparte casa completamente com a Feapec. É um atrativo a mais para o grande evento do agronegócio cachoeirense", acrescenta Santos.

A Feapec tem patrocínio de Tischler & Cia. Ltda, Criatório do Castiano, Leandro Neves Cuteleiro, produção de JE Mídiavisual e apoio de Luna Soluções Culturais.

 Felipe e Fabiano Corrêa

Raineri Spohr 

Ita Cunha 

Juliano Moreno e Gustavo Teixeira

Marcelo Oliveira

Matheus Leal

Quarteto Coração de Potro

Nenhum comentário:

Postar um comentário