segunda-feira, 20 de julho de 2015

Os jurados do 3º Aparte da Canção Nativa

Mateus Neves da Fontoura




Advogado, procurador no Município de Novo Hamburgo, nascido na cidade de Cachoeira do Sul e residindo atualmente em Porto Alegre. Letrista. É o atual presidente do Núcleo Cachoeirense de Compositores Nativistas – NCCN; um dos fundadores, junto com Cleiton Santos e Rafael Teixeira Chiappetta, do festival temático Canto dos Galos que ocorre anualmente na Fazenda Geribá, em Cachoeira do Sul. Participa de festivais de música e de poesia há cerca de 15 anos sendo premiado em diversos deles, onde se destacam as premiações na Sesmaria da Poesia Gaúcha de Osório, Vigília do Canto Gaúcho e Canto das Invernias de Cachoeira do Sul, Ponche Verde da Canção de Dom Pedrito, Ramada de Encruzilhada do Sul, Califórnia da Canção de Uruguaiana, Tertúlia de Santa Maria, Sapecada de Lages - SC, entre outros.


Rafael Teixeira Chiappetta




Nascido na cidade de Lavras do Sul, reside em Cachoeira do Sul desde 1980, participa dos festivais como letrista há dez anos, tem dois CDs lançados, (“No tilintar da barbela”, e, recentemente, o segundo CD, em parceria com Marcelo Oliveira: “Nos dizeres do Cecêu”), tem parcerias com Clênio Bibiano, Ezequiel da Rosa, Marcelo Oliveira, Lucio Yanel, Carlos Madruga, Sabani Felipe, Juliano Gomes, Leonel Gomes, Paulo Ricardo Saavedra, Lisandro Amaral, entre outros; tem mais de 40 premiações nos festivais nativistas do RS.
É um dos fundadores, junto com Mateus Neves da Fontoura e Cleiton Santos, do festival Temático Canto dos Galos.


Renato Daudt




Advogado, letrista e melodista nascido na cidade de Rio Pardo, aquerenciado em Lavras do Sul e residente em Porto Alegre, local onde trabalha. Participante do movimento dos festivais nativistas há mais de 15 anos. Recentemente, lançou seu primeiro CD autoral, nominado “À sombra de um Cinamomo”, onde suas obras são interpretadas pelos mais renomados intérpretes da atualidade, entre eles: Marcelo Oliveira, Jari Terres, Jairo Lambari Fernandes, Joca Martins, Pirisca Grecco, Angelo Franco, Shana Muller, Fabiano Bachieri, Raineri Sphor, Gustavo Teixeira, entre outros. Várias são suas premiações como letrista, melodista e prêmios principais nos festivais nativistas, destacando-se o Reponte da Canção Nativa de São Lourenço do Sul, Sapecada da Canção Nativa de Lages, SC, Ponche Verde da Canção em Dom Pedrito e Estância da Canção de São Gabriel.  


Andrigo Xavier



Compositor, violonista, natural de Pelotas e residindo atualmente em Novo Hamburgo. Participa como compositor, músico e arranjador em festivais há mais de 15 anos. Participou da Vigília do Canto Gaúcho de Cachoeira do Sul, Ponche Verde da Canção de Dom Pedrito, Sapecada de Lages - SC,  Reponte da Canção de São Lourenço do Sul, entre outros. Tem músicas registradas em festivais em parceria com diversos letristas e interpretadas por cantores de renome no cenário musical gaúcho, como Jairo Lambari Fernandes, Joca Martins e Raineri Spohr.


Manuel Oribe Fernández Alves – (Negro Manolo)



Perito Agrônomo pela Escola Agrícola Jackson-Montevideu/Uruguay, Pedagogo pela Aspes/Livramento e pós-graduado como especialista em educação pela UFSM. Poeta, cantor e compositor, integrado ao Movimento Nativista Gaúcho desde 1982 como participante, concorrente e jurado dos festivais do Rio Grande do Sul onde se aquerenciou desde 1975. Com mais de 150 obras de sua autoria em letra e música tem gravado dois CDs e um DVD com temas próprios e com participação de músicas em várias edições da coleção “As melhores músicas gaúchas” e “Sucessos Gaúchos” e discos de festivais. A obra que o tornou conhecido do grande público foi “Vire o mate”, música mais popular do 2º Musicanto Latinoamericano de Nativismo-1984/Santa Rosa, considerado um clássico do cancioneiro gaúcho. Uruguaio, hoje voltou a viver no seu País,mas alí, na sua querida Fronteira Rivera/Livramento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário